Análise do Asus Transformer Book T100 - Parte 2

Compartilhe:

O Processador Intel Atom Z3775
Continuando, nada melhor do que falar do processador, já que muita gente tem dúvidas em relação ao desempenho do processador Intel Atom rodando um Windows.

O Asus T100 brasileiro equipa o processador quad-core Intel Atom Z3775 que opera com um clock padrão de 1.46 GHz, ele é um processador com 4 núcleos reais, a tecnologia Hyper-threading que emula núcleos virtuais/lógicos não está presente nos Atom, apesar da baixa velocidade padronizada pela Intel, os processadores Atom dispõe da tecnologia Burst que aumenta a velocidade do processador até um determinado ponto quando necessário.


No processador Intel Atom Z3775, os quatros núcleos podem operar em até 2.26 GHz quando necessário, quando apenas um ou dois núcleos estão ativos, o processador pode chegar a operar em até 2.39 GHz, ou 2.4 GHz como foi o que eu consegui fazer e validar no CPU-Z.


Devido a essa boa velocidade que está em constante uso pelo Windows e os programas instalados no Asus T100, o desempenho do processador em tarefas levemente moderadas como navegar na internet com múltiplas abas abertas e usar programas moderadamente leves como o editor de vídeos Movie Maker é bem aceitável. Ou seja, o Windows 8.1 que vem no Asus T100 roda liso, o uso de programas leves não vão causar nenhuma lentidão aqui.

Podemos ir além fazendo o Asus Transformer Book T100 rodar vários jogos do portátil PSP da Sony aceitavelmente bem com o emulador PPSSPP, mostrando que a GPU Intel HD Graphics Gen7 do Intel Atom Z3775 também tem um desempenho aceitável, no caso aqui para games leves.

O PPSSPP, é um dos melhores emuladores que você poderia arranjar para o Asus T100, simplesmente porque os games podem ser jogados tanto pelo teclado, como também pelo touch, fazendo com que o dock seja desnecessário, podendo assim jogar jogos de PSP no modo tablet do Asus T100 em qualquer lugar.


Indo mais longe, podemos rodar o Android no Asus T100, o DuOS é um ótimo programa que faz uso da tecnologia de virtualização (Intel VT-x) do processador Atom para rodar satisfatoriamente bem apps e jogos leves do Android no Asus T100.

Mas porque emular Android? Por que, além do Android contar com muitos apps úteis que não são lançados para Windows em seu modo touch, alguns games bons como o Monument Valley também são exclusivos para Android e iOS, deixando o Windows de fora, porém, com o DuOS no caso aqui, foi possível rodar esse belo jogo no Windows 8.1 do Asus T100 muito bem em seu modo tablet, incluindo a sua expansão Forgotten Shores.


Já o jogo Angry Birds Star Wars II, tem para PC, mas eu rodei via DuOS porque eu tenho a versão paga dele para Android na Amazon, enquanto que não tenho a versão para Windows e nem sei se funcionaria direito no modo tablet (touch) do Asus Transformer Book T100, o jogo mesmo sendo emulado, rodou muito bem.


Outros jogos pagos que eu já tenho para Android na Amazon, por isso rodei direto pelo DuOS e esses jogos acabaram se saindo bem no modo tablet do Asus T100 foram o Riptide GP2, Carcassonne, Cut the Rope: Time Travel HD e Impossible Road.

Tive problemas com o Leo's Fortune que fechava sozinho depois de concluir a primeira fase e o Snowboard Party que apresentou frame skip, sendo difícil fazer manobras corretamente, eu não testei jogos pesados.


O DuOS é um programa pago, mas eu acho válido a compra após a versão trial expirar porque tem vários apps úteis e jogos leves legais para Android que você pode ter a certeza que vão beneficiar o modo tablet do Asus T100. Claro que esse programa, por ser uma espécie de emulador, não vai rodar todos os apps e games leves disponíveis para o Android no Asus T100, sempre pode aparecer algum app/jogo incompatível, por isso é importante ir testando até que os 30 dias expirem.

Parte 3 da análise do Asus T100 sobre a memória RAM, o eMMC, o HD e o USB 3.0
http://www.rkblog.com.br/2015/04/analise-do-asus-transformer-book-t100_20.html