Painel de controle do Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1

Compartilhe:

Essa é a segunda parte do post sobre a Placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1, nesse post, vou falar sobre a parte do software que controla o Sound Blaster Omni, mostrarei os recursos presentes no painel de controle e destacarei os principais.

SBX Pro Studio
Um dos principais pontos de venda da placa de som externa é essa tecnologia, o SBX Pro Studio, que aprimora o som de várias maneiras e pode ser controlado da maneira que você desejar. Por padrão, o SBX Pro Studio veio configurado aqui da maneira que é vista na imagem abaixo.


A opção Surround ativo em 40%, oferece um nível de imersão muito boa em determinadas fontes de áudio, em um conjunto 2.1 como o Edifier C2XD que eu uso aqui, ele fez algumas músicas parecerem que ganharam uma faixa sonora audível maior, fazendo parecer que existia uma terceira caixa de som menor no meio. É uma opção que vale muito a pena deixar ativado.

Já a opção Crystalizer ativa em 65%, deixa o som mais nítido aumentando os agudos, a Creative afirma que essa opção faz as músicas altamente compactadas (MP3, WMA, etc.) ganharem vários detalhes sonoros que foram perdidos com a compactação, tornando-os mais nítidos. O Crystalizer realmente parece fazer isso, mas a melhor coisa dessa opção é o fato dela conseguir substituir muito bem na maioria dos casos o controle de agudos presente nos conjuntos de som com tweeter, o Crystalizer trabalha melhor com os agudos ao tentar preservar melhor os médios, isso resulta em um som nítido muito bom aonde os vocais não sofrem muitas alterações.

A opção Bass, controla justamente os graves, eu não achei tão relevante, aqui o controle de graves do subwoofer do C2XD trabalhou melhor oferecendo graves muito mais fortes, acredito que a função é mais destinada para usuários exigentes que se importam com o ajuste dos graves, visto que existe um controle de frequência de cruzamento que vai de 10Hz até 1000Hz, e também deve servir bem para os fones de ouvido e sistemas 2.0 que não contam com um controle de graves.

O Smart Volume, é uma opção que tenta controlar o nível de intensidade do volume, impedindo mudanças bruscas de volume, vem com a função Normal que permite o ajuste do nível do volume, a função Alto que mantêm a intensidade do volume no máximo e a função Noite que tenta preservar os detalhes nos volumes mais baixos. Não testei muito porque eu prefiro manter a intensidade original do áudio nos filmes, mas a opção parece cumprir bem o que se propõem.

Por fim, temos o Dialog Plus, que foi feito para aprimorar o áudio dos diálogos nos filmes, ele retira um pouco da nitidez para manter em destaque as vozes dos atores/dubladores no áudio dos filmes, essa função realmente funciona bem e em qualquer vídeo ou música também, mas é indicado apenas para quem não se importa com a perda de detalhes no áudio.

Dos 5 aprimoramentos do SBX Pro Studio apresentados, os que realmente devem fazer diferença para a maioria das pessoas devem ser o Surround e o Crystalizer que já vem ativos por padrão, no meu C2XD, não precisei ajustar essas duas funções porque já estava funcionando da maneira que eu gosto, mas no fone de ouvido Tracks Air (via fio), tive que diminuir o nível de ambos para obter um som agradável. Por isso, caso o som não agrade, basta ajustar os níveis de ambos até obter um som agradável e depois salvar um perfil, mostrarei a parte do perfil no final do post.

CrystalVoice
O CrystalVoice é a tecnologia que aprimora o áudio capturado pelo microfone, o Sound Blaster Omni conta com dois microfones embutidos, podendo capturar áudio estéreo, abaixo destaco todas as funções do CrystalVoice em relação ao microfone estéreo da placa.


Antes de mais nada, o volume do microfone é baixo e se você pretende gravar áudios com o microfone, é necessário deixar o volume do microfone em 100% e marcar a opção "Aumentar a sensibilidade do microfone" para obter um bom nível de volume no áudio capturado.

A primeira opção que o CrystalVoice disponibiliza é o FX, ele altera a sua voz para diversas opções, embora a voz não saía tão real, sendo perceptível uma manipulação no áudio, ainda é uma função interessante, eu gostei das opções "Garoto brigão", "Pessoas idosas" e "Masculina para feminina".

Na imagem abaixo, estão as opções disponíveis para alterar a sua voz na função FX, apenas a opção "Alienígena bruto" não aparece na imagem.


Em seguida, temos o Smart Volume, eu gostei muito dessa função, ela aumenta ainda mais o volume capturado, deixando o arquivo de áudio com um nível de volume aceitável, eu deixei em 74% que é o padrão e o microfone estéreo interno do Sound Blaster Omni tem capturado muito bem a voz, mesmo ao se distanciar por uns 2 metros do microfone.

Já a função Noise Reduction, tem a tarefa de remover o ruído do ambiente, ele cumpre muito bem a sua função, mas a voz capturada acaba apresentando um tom grave maior no final de algumas palavras ditas, isso deve variar de acordo com a voz, aqui a minha voz não ficou bom para ouvir em um conjunto de caixas de som com subwoofer.

Enfim, temos a função Focus, essa função limita a captura de áudio do microfone para determinados ângulos, ele vai de 20º até 180º, eu não achei útil, o áudio sai melhor sem essa função para mim, visto que o Sound Blaster Omni fica ao lado esquerdo do meu notebook e não de frente para mim, mas para quem pode ficar de frente para o microfone, é uma função muito boa, ela remove uma parte do ruído e permite manter o foco na sua voz, impedindo ruído de outras direções.

Scout Mode
O Scout Mode é uma função desenvolvida para games de tiro, com ele você pode ouvir os inimigos de longe, eu não sei dar mais detalhes sobre como funciona a função porque eu não tenho nenhum jogo de tiro para testar aqui.


A função permite configurar duas teclas de atalho utilizando as teclas Alt, Ctrl ou Shift, um atalho serve para ativar e outro para desativar a função Scout Mode.

Alto-Falantes/Fones de Ouvido
Essa parte do painel de controle permite selecionar entre o tipo de conjunto de caixas de som ou o fone de ouvido que está devidamente conectado ao Sound Blaster Omni.


No caso dos conjuntos 2.0 e 2.1 (Estéreo) ou 5.1 Surround, é possível marcar a opção "Alto-falantes full-range" caso seja o tipo do conjunto e no 5.1 ainda existem as opções de selecionar os alto-falantes presentes e obter o gerenciamento de graves, nesse gerenciador, é possível ajustar a frequência de cruzamento que vai de 10Hz até 1000Hz e ativar o ganho de subwoofer.

Cinematográfico
Aqui você pode habilitar o Dolby Digital Live via cabo óptico, o único problema é a necessidade de um codificador, tipo um home theater compatível para usar essa função em qualquer áudio do PC.


Como o Edifier C2XD tem uma entrada óptica mas é um conjunto de caixas de som para PC, não possui nenhum decodificar integrado, por isso eu não pude testar a funcionalidade para dar detalhes e também parece que a tecnologia funciona apenas em sistemas 5.1.

Mixer
No Mixer, você pode controlar o volume de todas as entradas e saídas de áudio da placa de som externa USB Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1.


Você pode controlar também o balanço do áudio esquerdo e direito das entradas de áudio pelos microfones e pela entrada de linha assim como deixar mudo qualquer entrada ou saída de áudio.

Equalizador
Para quem gosta de equalizar o áudio da maneira desejada, o Sound Blaster Omni conta com 10 frequências ajustáveis que vão dos 31Hz até 16KHz, podendo aumentar ou diminuir em 24dB essas faixas, já o nível do áudio pode ser ajustado em 12dB acima ou abaixo do original.


O Equalizador já conta com 10 perfis, mas você pode personalizar e salvar seus próprios perfis.

Perfil
Falando em perfis, por último, temos a possibilidade de utilizar 4 perfis predeterminados de jogos que influenciam nas configurações do SBX Pro Studio, do Crystalizer e do Equalizador.


Ou você pode também criar perfis personalizados das suas configurações como eu fiz na imagem acima, existe até a opção de importar e exportar os perfis criados.

Conclusão
Enfim, terminei um longo post sobre o painel de controle do Sound Blaster Omni, podemos ver que o software oferece várias opções de configuração, se eu tivesse que apontar a falta de alguma coisa, seria apenas da possibilidade de mudar a saída de áudio diretamente do painel do Sound Blaster e não através do painel do Windows.

Mas o painel de áudio do Windows está lá para alternar entre outras saídas de áudio como a bluetooth que tem um dispositivo próprio e a saída de áudio onboard, por isso, a Creative deve ter deixado essa função para o sistema operacional mesmo.

Concluo esse post aqui, a terceira parte sobre os softwares adicionais Creative ALchemy e Creative WaveStudio 7 segue no link abaixo.

Alguma dúvida? É só deixar logo abaixo na caixa de comentários.

Creative Sound Blaster Omni Surround 5.1
Parte 1 (Intro e Conexões) / Parte 2 (Painel de Controle) / Parte 3 (ALchemy e WaveStudio 7) /
Parte 4 (Resumo e Conclusão) / Parte 5 (Extra: Controle Remoto)