Filme O Hobbit foi produzido em 48 fps

Compartilhe:

O filme O Hobbit que estrou no Brasil na sexta-feira passada, foi produzido em 48 fps, o que significa que 48 cenas são passadas por segundo na tela do cinema.


Destaco isso porque até então, todos os filmes eram produzidos para o cinema em 24 fps, esses 48 fps dão o dobro de cenas por segundo, o que dá uma melhor suavidade nas cenas em movimento.

Gamers, principalmente de PCs, vão entender melhor o quanto isso é importante, a diferença entre 30 fps e 60 fps é muito alta, o jogo roda bem mais fluído.

Atualmente, os filmes são os que possuem a menor taxa de quadros por segundo em vídeo, tudo o que você assiste no cinema, é feito em 24 fps, nos Blu-rays então, a taxa é de 23,976 quadros por segundo.

O Hobbit dá um passo a frente para a evolução da produção dos filmes com os 48 quadros por segundo nas cenas, essa taxa é superior aos vídeos que vemos na internet por meio do YouTube que fica limitado a 30 fps.

Mas as filmadoras domésticas também estão passando por essa evolução, só que de forma lenta, nesse caso, os vídeos seriam gravados de 29,97 fps para 59,94 fps e 25 fps para 50 fps.

Para alguns, deve ser difícil entender pelo texto o que está acontecendo com essa evolução, por isso, passo o site frames-per-second.appspot.com para terem uma melhor ideia de como uma maior taxa de fps faz diferença.

No site que passei acima, tente alterar o fps dos objetos redondos em movimento, no primeiro deixe em 24 fps e depois no segundo em 48 fps, perceba como o segundo objeto está se movimentando mais suavemente e de forma mais nítida, esse é o benefício de uma maior taxa de fps.

Espero que tenham entendido o post, qualquer dúvida é só deixar um comentário logo abaixo.

Mais detalhes do filme O Hobbit e os 48 fps podem ser vistos no site INFO Online.